sábado, 12 de março de 2011

O ensino de História

  Existe um profundo abismo separando o trabalho acadêmico produzido por historiadores nas cátedras e o efetivo ensino de História nas salas de aula do Ensino Fundamental e Médio por esse Brasil afora. O que mais me causa estranheza é o fato de muitos (e no coxtexto da escola pública a maioria) de professores desatualizados e tradicionalistas “ensinando” uma história factual e sem vida ainda persistirem em não procurar o mínimo de contato com a História Cultural e seus múltiplos temas, como as relações de gênero, a histórica local e regional vista do prisma dos excluídos.
     A própria Nouvelle Histoire abre um leque de abordagens para trabalhar a narrativa histórica com os nossos alunos. E o que vemos? Uma planejamento anual que se repete paulatinamente de um ano para o outro (como as fichas de resumos já desgastadas pelo tempo e sujas pelo uso contínuo ao longo dos anos pelo “professor”). É como um Déjà vu interminável.
     Precisamos romper esse círculo vicioso e trabalhar novos temas ou de forma temática – como a proposta da coleção História Temática de MONTELLATO, CABRINI E JÚNIOR (odiado pelos amantes da História factual e positivista!) ou a coleção História em Projetos (Ainda mais odiado!!!) de Andrea Paula dos Santos, Carla Miucci e Conceição Oliveira (minha coleção favorita , e diga-se de passagem, recebeu nota máxima do PNLD de 2008 pelo MEC - http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/pnldhisto07.pdf.) Para estes tantos vai aqui uma sugestão de leitura que pode auxiliar na caminhada pela mudança, o livro organizado por Carla Bassanezi Pinsky com o título Novos Temas nas Aulas de História (INTRODUÇÃO / SUMÁRIO).

Nenhum comentário: